Notícia

21 anos, número 1 e intransponível há 540 minutos

Márcio e Flávio: briga saudável pela posição de titular no gol do Sport
COMPARTILHE

A realidade para Flávio tem sido generosa. Geralmente ela ajuda quem trabalha. E o goleiro, cria do Sport, onde chegou em 1982, está justificando a surpreendente condição de titular. Assim como Neco, 23 anos, e Nando Lambada, 21, é mais um formado na Ilha a dar um tapa de luva pelica na cara da diretoria, afeita a contratações de impacto.

Neste momento, às vésperas de enfrentar o Ceará pela estreia do returno do grupo D do módulo amarelo, Flávio, de 1,84m, está há seis jogos inteiros sem tomar gol. Nas duas vezes em que o Sport foi vazado – 1×1 contra o Atlético-PR e 1×1 contra a Portuguesa -, o goleiro era Márcio.

Uma responsabilidade que aumenta por ter como treinador Émerson Leão, um dos maiores goleiros que o Brasil já produziu. “Quando o goleiro falha, é condenado. O mesmo não ocorre ao centroavante. Precisamos aprender a viver com esses fatores do futebol. E, se depender de mim, o meu time não vai sofrer gols”, disse.

Flávio teve duas rápidas saídas por empréstimo. Para o Auto Esporte-PB em 84 e para o Paulistano este ano. “Flávio e Márcio (20 anos) são treinados desde o elementar ao mais complexo. O fundamental é o esforço deles. E só daqui a três ou quatro anos ambos poderão ser considerados goleiros independentes”, comentou o preparador de goleiros do clube, Ademar Lucena.

Sobre a disputa pela posição com Márcio, o titular minimizou. “Somos como dois irmãos. Estamos no mesmo barco, numa fase de aprendizado e superando as deficiências com vontade e coragem. O que interessa é o grupo, não uma simples briga pela posição”, declarou Flávio.

Flávio fez seis jogos até agora. Márcio, de 1,87m, fez dois. “Confiamos no nosso potencial. Mas faltava no Sport quem nos orientasse. Agora, a tranquilidade passou a imperar. Eu e Flávio somos unidos e nos ajudamos. Nossa tendência vai ser melhorar a cada dia”, avaliou Márcio, citando o trabalho de Ademar Lucena.

Mascote Rafa
Rafa (@rafa_de_leao)

Alô, turma da fuzarca! Bem-vindos a 1987. Sou Rafa, jornalista e rubro-negro. Minha missão aqui do passado é relatar em "tempo real", pra vocês que estão 30 anos na frente, a saga do Sport rumo ao título mais comemorado em linha reta da história do futebol. Viverei aqueles seis meses que terminaram em fevereiro de 1988 com Carnaval na Ilha do Retiro e taça das bolinhas na mão. As notícias, fotos e depoimentos são reais e têm como fonte os textos publicados pelo Jornal do Commercio na época. Foram reeditados e serão liberados dia a dia no especial obedecendo as datas das edições como se 87 fosse agora. Acompanhe a cobertura aqui e no twitter @rafa_de_leao. PST!