Notícia

O canto da sereia

COMPARTILHE

Em meio à preparação para enfrentar o Náutico, 1º de novembro, no Arruda, pela terceira rodada do grupo D do módulo amarelo do Brasileiro, o Sport trava um outro jogo fora dos gramados. Este, relacionado ao futuro do Campeonato Brasileiro e do futebol nacional.

No Rio, o vice-presidente do Sport, Luciano Bivar, ouviu do presidente do Bangu, Castor de Andrade, que o Clube dos 13 quer fechar o Brasileiro do ano que vem com os componentes da entidade mais os sete primeiros do módulo amarelo deste ano. Desta forma, jogariam Santa, Goiás e Coritiba para a segunda divisão.

Compõem o Clube dos 13: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Bahia.

No formato proposto pelo Clube dos 13, o Sport e o Atlético-PR já estariam incluídos. Como semifinalistas do módulo amarelo já garantidos, o Leão e o Furacão ficam no mínimo na quarta colocação da competição desde ano.

Mesmo assim, Bivar não quis ouvir o canto da sereia antes de se reunir com todos os outros integrantes do módulo amarelo. “Ruim ou boa, nós ainda temos a CBF. E qualquer coisa referente ao Brasileiro tem obrigatoriamente de passar na Confederação”, disse Bivar.

Com os componentes do Clube dos 13 e os sete primeiros colocados do módulo amarelo, o grupo de 20 times contaria com 2/3 dos votos do conselho arbitral, que em 88 vai ocorrer pela primeira vez. A tática, portanto, permitiria aprovar a fórmula sem maiores problemas.

Na CBF

Bivar também aproveitou a viagem ao Rio de Janeiro para saber sobre as datas das semifinais e finais do módulo amarelo, que foram marcadas para terminar em 13 de dezembro. Campeão e vice jogam o quadrangular final com campeão e vice do módulo verde entre janeiro e fevereiro do ano que vem.

“O presidente (da CBF, Otávio Pinto Guimarães) nos garantiu que as datas serão marcadas antes do término do segundo turno dos módulos verde e amarelo”, completou Bivar.

 

 

Mascote Rafa
Rafa (@rafa_de_leao)

Alô, turma da fuzarca! Bem-vindos a 1987. Sou Rafa, jornalista e rubro-negro. Minha missão aqui do passado é relatar em "tempo real", pra vocês que estão 30 anos na frente, a saga do Sport rumo ao título mais comemorado em linha reta da história do futebol. Viverei aqueles seis meses que terminaram em fevereiro de 1988 com Carnaval na Ilha do Retiro e taça das bolinhas na mão. As notícias, fotos e depoimentos são reais e têm como fonte os textos publicados pelo Jornal do Commercio na época. Foram reeditados e serão liberados dia a dia no especial obedecendo as datas das edições como se 87 fosse agora. Acompanhe a cobertura aqui e no twitter @rafa_de_leao. PST!