A Copa Aqui

“Três jogos do Campeonato do Mundo no Recife”, estampava a manchete do caderno de Desportos do Jornal do Commercio do dia 16 de maio de 1950. Na ocasião, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos, versão embrionária da CBF) garantiu ao governo do Estado três jogos da primeira Copa pós-Segunda Guerra Mundial na capital pernambucana. As partidas, confirmadas posteriormente com a divulgação da tabela, seriam Portugal x Bolívia, França x Bolívia e Chile x EUA. Todas na Ilha do Retiro, campo do Sport Club do Recife, que teve que se adequar a algumas exigências, bem diferentes das condições impostas pela Fifa hoje.

No entanto, por conta das dificuldades da viagem da Europa para a América do Sul e pelo próprio deslocamento em solo nacional, portugueses e franceses desistiram da Copa. Com isso, Recife acabou sediando apenas o duelo entre chilenos e norte-americanos, no dia 2 de julho. Ao menos, foi um jogo com muitos gols, com a vitória dos chilenos por 5×2.
Mesmo sediando apenas um jogo, a Veneza brasileira pode se gabar de ser a única cidade do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País a ter recebido partidas das duas Copas realizadas no Brasil: 1950 e 2014.

A Arena de Pernambuco, palco dos jogos de 2014, fica em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Mas a Fifa sempre considerou o Recife como subsede.
Apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba sediaram jogos das duas Copas no País – 1950, vencida pelo Uruguai no famoso Maracanaço, e a de 2014, conquistada pelos alemães, que fizeram 7×1 sobre a seleção brasileira na semifinal, no Mineirão, em Belo Horizonte.

GOL DA ALEMANHA

Pernambuco também viu a Alemanha jogar em 2014. Na caminhada do tetracampeonato, os germânicos disputaram uma partida da fase de grupos contra os Estados Unidos.
O jogo foi uma prova de fogo (ou de água) para a Arena de Pernambuco. Choveu muito naquele 26 de junho. Mesmo assim, 41.876 pessoas foram ao estádio e viram os alemães vencerem por 1×0, gol de Thomas Müller.

No forte sol da hora do almoço, a Itália perdeu por 1×0 para a Costa Rica na Arena de Pernambuco. Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem.

Outro duelo marcante na Arena foi Costa Rica x Itália, dia 20 de junho. Debaixo de um sol escaldante da hora do almoço (o jogo começou às 13h), os torcedores caribenhos fizeram a festa com a vitória por 1×0, gol de Bryan Ruiz, complicando muito a vida de Pirlo, Buffon e cia – a Azzurra perdeu do Uruguai na rodada seguinte e voltou para casa eliminada na fase de grupos.
A Arena ainda recebeu mais três jogos: Costa do Marfim 2×1 Japão (14/6), Croácia 1×3 México (23/6), além de Costa Rica 1×1 Grécia, (29/6), este pelas oitavas de final.