O primeiro de muitos quilômetros

O funcionário público Josuel Ferreira da Silva, de 63 anos, já corria quando soube do programa HapVida +1k. O projeto oferece assessoramento profissional gratuito para quem deseja concluir o seu primeiro quilômetro e seguir se descobrindo na corrida de rua. A meta imediata era evoluir na prática esportiva. Mas Josuel acabou obtendo benefícios que vão além das pistas. Ao também inscrever a esposa no projeto, passou a aproveitar mais a companhia de Edna Gomes da Silva, de 58 anos. Ambos ainda trouxeram um dos três filhos para a modalidade e desfrutam de melhorias significativas na saúde.

“O HapVida +1k instrui a melhorar a mobilidade na corrida, como fazer exercício, como realizar as pisadas. Então, eu me empolguei e fiquei para melhorar a minha corrida”, contou.

Josuel evoluiu tanto que já fez três meias maratonas e dividiu com a esposa a emoção de concluir a São Silvestre de 2017. Mais experiente, finalizou os 15 km em 1h32. Já Edna cruzou a linha de chegada após mais de três horas. “Quando ela chegou, foi uma vitória, ela nunca tinha corrido 15 km. Corria, no máximo, 5 km. Chegar lá e enfrentar uma prova como a São Silvestre não é para qualquer um. Então, quando ela cruzou a linha de chegada, foi uma grande vitória. Muita emoção”, relembrou.

Além de superarem desafios pessoais com a corrida, Edna e Josuel também celebram o fato de terem deixado para trás uma vida de desconfortos e taxas alteradas. “Antes de correr, acordava e todos os ossos doíam. As taxas ruins. Agora melhorou tudo”, contou Edna, que emagreceu quatro quilos com a prática do esporte.

A perda de peso de Josuel foi ainda maior. Secou 12 quilos, normalizou o colesterol e não quer mais voltar a ser quem era antes da corrida. “Vivia sonolento, cansado, andava devagar. Hoje tenho mais entusiasmo. A corrida me fez ficar mais ativo”, vibrou.

Modalidade: Caminhada e corrida
Funcionamento: Segunda a quinta-feira e aos sábados
Horários: 6h, 19h
Polos
Jaqueira, Boa Viagem, Beira Rio, Cidade Universitária, Salgadinho

Inscrições: www.hapvida.com.br/mais1k

*Prazo de 30 dias para a entrega de atestado médico liberando a prática de exercícios

Projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

Modalidades
Aulões de dança e treinamento funcional com acompanhamento de professores de educação física

Funcionamento
Segunda a sexta-feira (5h30 às 8h20 e 17h às 20h30) e sábados (6h30 às 9h20)

Benefícios da dança
Combate o estresse, a ansiedade, gasto calórico elevado, flexibilidade, fortalece o corpo e aumenta a libido.

Benefícios do treino funcional
Fortalece o corpo, melhora a postura, a parte cardiorrespiratória, ajuda no equilíbrio, na coordenação motora, na flexibilidade.

Agenda
Segunda-feira Iputinga (manhã)

Terça-feira Barro (noite), Jardim São Paulo (manhã) e Mustardinha (tarde/noite)

Quarta-feira Buriti (manhã), Jordão Alto (noite)

Quinta-feira Morro da Conceição (tarde/manhã) Torre (noite)

Sexta-feira Brasília Teimosa (manhã) e Vila Tamandaré (noite)

Sábado Cordeiro (manhã) e Guabiraba (tarde/noite)

Início
O primeiro passo é procurar um profissional de Educação Física. Qualquer pessoa pode caminhar, desde que não existam patologias que vão de encontro à atividade física. Deve ser realizada de forma confortável. A partir do momento em que ficar muito fácil, a intensidade muda para uma marcha mais rápida até que nova zona de conforto seja atingida. Nesse ponto, pode-ser iniciar uma atividade mais dinâmica e veloz.

Dicas para começar a correr

1. Planejamento de objetivos com um treinador especializado.

2. Realizar técnica de corrida e aliar à forma de correr.

3. Investir em trabalho de força (musculação entre outros).

4. Não esquecer da hidratação e de uma roupa confortável.

Projeto da Fevepe via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocínio: Copergás

Modalidade: Vôlei de praia

Benefícios do vôlei de praia: Melhora a coordenação motora, alto gasto calórico, fortalece o corpo, promove agilidade, desenvolve a parte cognitiva e o raciocínio rápido.

Público-alvo: Crianças e adolescentes (de 8 a 18 anos)

Inscrição: Comprovante de matrícula da escola, certidão de nascimento, documento de identificação e comprovante de residência.

Polos: Boa Viagem (Santos Dumont): Segundas e quartas-feiras (9h às 10 e 10h às 10h50) / Terças e quintas-feiras (14h30 às 15h30 e 15h30 às 16h30).

Olinda (Av. Beira Mar): Terças e sextas-feira (9h às 10h, 10h às 11h, 15h às 16h e 16h às 17h).

Abreu e Lima (Associação dos Moradores de Caetés): Segundas e quartas-feiras (8h às 09h, 10h às 11h, 14h às 15h e 15h às 16h).

Cabo de Santo Agostinho (CSU, Avenida Israel Felipe S/N).

Sem desculpas e cheia de disposição

Ela até teria boas desculpas para não cultivar hábitos saudáveis. Trabalha quase três expedientes, fazendo bolos e doces que são, assumidamente, seu ponto fraco. Também já passou dos 50 e poderia, de maneira equivocada, usar a idade como pretexto. Sempre que possível, ainda toma conta da netinha. Mas quem conhece Glória Maria Ribeiro, de 52 anos, não estranha o fato dela conseguir conciliar tantos afazeres à rotina de treinos e à dieta. Glorinha, como é carinhosamente conhecida, é sinônimo de energia e riso solto, servindo como inspiração para muitos colegas da box Santé Crossfit.

“Glorinha é uma pessoa incrível. A gente a tem como um exemplo de superação, de força de vontade. Eu tenho 26 anos, mais ou menos a idade da filha dela. Quando eu paro para pensar nos meus pais, por exemplo, eles não praticam atividade física e, quando vejo Glorinha treinando, penso como seria bom se eles se exercitassem também. Então, ela acaba inspirando todo mundo. A faixa etária da nossa turma está entre 27 e 35 anos. Ela tem quase 20 anos a mais que todo mundo. E todos treinam de igual para igual. Em alguns momentos, a turma a incentiva. Em outros, é ela quem cobra todo mundo. A gente diz que ela é a síndica do nosso grupo (risos)”, contou a coach de crossfit Bruna Andreolli.

As medidas de Glorinha dão a tônica do quanto ela é dedicada a manter um estilo de vida saudável. Tem 52,3 kg, distribuídos em 1,60 m. O percentual de gordura é, inclusive, inferior ao de muitas mulheres mais jovens. Na última avaliação, apontou 18,40%. “Sempre fiz atividade física. Quando criança, fiz ballet, jazz. Depois que tive filho, passei a fazer aulas na academia, corrida e musculação. Foi quando, há um ano, uma amiga me incentivou a fazer crossfit. Minha filha também. Eu pensei: ‘não tenho idade para isso. Vou me acabar’. Mas me rendi. Hoje não me vejo sem crossfit. É uma atividade super desafiadora. Você testa seus limites todos os dias. E mexe com tudo”, contou.

Crossfit

Indicações: para todos os públicos. Os coaches garantem que todos os exercícios são adaptáveis.

Benefícios: Ganho de força, agilidade, coordenação, queima de gordura, melhora da parte cardiorrespiratória, flexibilidade e ganho de massa magra

Treinamento funcional

Praticado nas orlas de boa parte das cidades e em estabelecimentos voltados a exercícios, é uma modalidade que visa à harmonia do corpo todo. Além dos benefícios estéticos, melhora a postura e a parte cardiorrespiratórias. Tem como principal ferramenta o próprio corpo.

“Porque partimos do princípio que precisamos primeiro nos movimentar bem para depois conseguirmos movimentar outros objetos. Sobre implementos que podemos acrescentar, existem TRX, bosu, bolas suíças, cones, elásticos, colchonetes, medicine balls, cordas navais…”, explicou o personal trainer Kadu Lins.

O profissional sugere que o treinamento funcional seja praticado, pelo menos, três vezes por semana para que os resultados comecem a aparecer.

Indicações: para todos os públicos. O máximo que pode acontecer é a limitação para determinado exercício em decorrência de uma lesão específica.

Tem como carro-chefe a musculação. O benefício mais perceptível é a construção de massa muscular, sendo uma das atividades mais procuradas pelos que buscam a melhoria estética. Mas também proporciona uma série de ganhos à saúde. Entre os quais, benefícios à postura, aumento da densidade óssea e ativação do metabolismo. Também é fundamental no processo de emagrecimento.

“A musculação é muito positiva no emagrecimento, já que, ao aumentar a massa muscular, gera-se uma demanda energética maior para o organismo. Isso induz o corpo a consumir mais gordura para manter o processo de construção efetivado nos treinos”, explicou o personal trainer Fernando Araújo.

De acordo com o profissional de educação física, o tempo estimado para que os resultados comecem a surgir é de dois a três meses. “Um período seguro para verificar o resultado em quem está treinando bem e se alimentando adequadamente é com 60, 90 dias. Se a dedicação não é tão grande, o ideal é não esperar resultado expressivo. Para conquistar ‘x’, é necessário se dedicar ‘2x’”, alertou.

Indicações: pode ser praticada por todos os públicos, desde que com acompanhamento profissional, sobretudo em casos de portadores de doenças crônicas, idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais.

O método de Joseph Pilates trabalha força, concentração, equilíbrio, resistência e precisão. Os adeptos costumam ser pessoas que buscam a prevenção de lesões para a prática de outras modalidades. Ou quem não gosta de exercícios muito metódicos.

Os movimentos são realizados nas máquinas ou no solo, com outros aparelhos, a exemplo da bola, do bosu e do anel de pilates. “No pilates, são executados exercícios constantemente variados, com um foco para cada paciente, mas a tendência é que não sejam repetitivos. Boa parte dos praticantes gostam de movimentos de flexibilidade e buscam ganho motor e desafios. As aulas também são com quantidade de pessoas reduzidas, sendo ideais para quem está a procura de uma atendimento mais individualizado”, contou o fisioterapeuta da academia Treno Fitness, Rafael Reis.

O fisioterapeuta indica que a prática seja realizada, no mínimo, duas vezes por semana para que os resultados comecem a aparecer. Mas o pilates pode ser executado todos os dias, sem restrição.

Indicações: Todos os públicos.

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