Movimento Radical

Quer aproveitar o final de semana para fazer algo diferente? Há várias opções de lazer envolvendo atividades físicas e esportes radicais em Pernambuco. Pensando em tirar você, leitor, da rotina, a reportagem do JC listou algumas alternativas para se divertir e movimentar o corpo. As opções transitam de nível mais leve, como um passeio de bicicleta pela ciclofaixa do Recife, até algo mais radical, como uma descida de rapel na Cachoeira Véu de Noiva, em Bonito, no Agreste do estado.

A ideia é utilizar o tempo livre para sair da inércia. Sozinho, com amigos ou com a família. Vale lembrar que há opções de lazer que precisam ser acompanhadas por um profissional especializado. Este é o caso da tirolesa, rapel, bumgee jump, entre outros. A estação mais quente do ano oferece muitas alternativas de diversão. Mas o legal do Verão é aproveitá-lo para garantir o pontapé inicial e, logo depois, dar sequência ao longo de todo o ano. A transformação acontece com a constância.

Sair da rotina sem necessariamente se distanciar do Recife. Essa é a proposta do passeio para Lagoa Azul, localizada no Engenho Guarany, na Vila Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A região oferece opções de lazer para quem procura por tranquilidade e esportes radicais. Rapel, tirolesa, trilha e bungee jump são algumas alternativas para sentir adrenalina em novas experiências. A lagoa surgiu há mais de 30 anos após perfuração que atingiu o lençol freático. A água fluiu e ocupou a cratera, formando um verdadeiro paraíso na Região Metropolitana do Recife (RMR).

RAPEL – O rapel exige força, concentração e uma porção de coragem para superar limites. É bom para o corpo e para a mente. O esporte ajuda a controlar a ansiedade, reduz o estresse, melhora a coordenação motora e a força muscular

TIROLESA – A atividade radical começou a ser praticada em Tirol, na Áustria, e simula um voo com suporte de corda de aço. A adrenalina toma conta na hora da descida. Vale lembrar que a tirolesa exige menos força e, por isso, atrai mais curiosos em busca de aventura. Além da Lagoa Azul, é possível praticar tirolesa em Bonito e na praia de Calhetas

STAND UP PADDLE (SUP) – É um esporte que deriva do surfe e trabalha o equilíbrio do corpo em uma prancha. A atividade ainda estimula a coordenação motora e o fortalecimento muscular. Quem quiser aprender as técnicas ou simplesmente praticar o esporte também pode encontrá-lo na Escola de SUPPE, em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes.

CICLOFAIXA DE TURISMO E LAZER

Todos os domingos e feriados nacionais a prefeitura disponibiliza 36,5km de ciclofaixa no Recife, das 7h às 16h. O percurso contempla 31 bairros da capital, interligando as Zonas Norte, Sul e Oeste, sendo o Marco Zero o ponto de convergência.O projeto funciona desde março de 2013 e tem como objetivo estimular a prática de atividade física dos recifenses e turistas. O trajeto também passa por vários pontos turísticos do Recife: Rua da Aurora, praia de Boa Viagem, Parque da Jaqueira e Dona Lindu, além do Bairro do Recife, onde é possível visitar o Museu Cais do Sertão e o Paço do Frevo.

RAPEL EM BONITO – Localizada a 130km do Recife, a cidade de Bonito é uma das sete maravilhas de Pernambuco e é conhecida por suas paisagens naturais. Por conta disso, o município é uma ótima opção para fazer turismo ecológico e esportivo. A região é explorada com alternativas para trilhas, camping, rapel, tirolesa, entre outros. As cachoeiras são as principais atrações da cidade. No parque ecológico é possível explorar a natureza e encarar aventuras como o rapel na cachoeira Véu de Noiva. Vale lembrar que qualquer pessoa pode aceitar o desafio. O local disponibiliza várias empresas que fazem a descida com instrutor e muita segurança.

SEGUNDO JARDIM RADICAL – A partir do próximo mês, o Segundo Jardim de Boa Viagem receberá atrações radicais para todas as idades. A boa notícia é que o evento acontecerá aos domingos, aproveitando a ciclofaixa de Turismo e Lazer, e será gratuito durante o primeiro mês. Uma estrutura será montada para contemplar público de todas as idades com torre de escalada, rapel e tirolesa.

VEJA TAMBÉM

JORNAL DO COMMERCIO