Notícia

O avesso do avesso do avesso do avesso

COMPARTILHE

Enquanto o Brasileiro se encaminha para o final da fase de grupos, seguem os conchavos nos bastidores. Desta vez, a ideia do Clube dos 13 de virar pelo avesso o calendário brasileiro no ano que vem – jogando o nacional no primeiro semestre com 20 times na primeira divisão – ganhou um aliado de peso.

O presidente do Conselho Nacional de Desportos (CND), Manoel Tubino, demonstrou simpatia pela proposta, que ainda precisa ser aprovada no plenário da entidade do governo federal.

Os dirigentes do Clube dos 13 já têm até um protótipo de tabela, organizado com a ajuda do matemático Oswaldo de Souza, mas ainda sem fórmula definida. O matemático montou a tabela prevendo 23 rodadas entre 23 de janeiro e 26 de junho, sendo 21 delas em finais de semana.

A proposta também prevê critérios de acesso e descenso pela primeira vez no futebol nacional. “Está claro que esse pessoal tem como principal interesse a renovação do futebol brasileiro”, comentou Tubino.

O presidente do CND, porém, pediu que a proposta seja levada à CBF para que os outros clubes do País possam se pronunciar. “É importante que se amplie esse debate”.

O Sport reafirmou sua posição contrária ao proposto pelo Clube dos 13. “Não são donos do futebol nacional. A gente fica o tempo todo tendo que reagir às arbitrariedades. Está na hora de se encarar o futebol com responsabilidade, sem atropelar o direito dos outros clube”, afirmou o presidente do clube, Homero Lacerda.

Mascote Rafa
Rafa (@rafa_de_leao)

Alô, turma da fuzarca! Bem-vindos a 1987. Sou Rafa, jornalista e rubro-negro. Minha missão aqui do passado é relatar em "tempo real", pra vocês que estão 30 anos na frente, a saga do Sport rumo ao título mais comemorado em linha reta da história do futebol. Viverei aqueles seis meses que terminaram em fevereiro de 1988 com Carnaval na Ilha do Retiro e taça das bolinhas na mão. As notícias, fotos e depoimentos são reais e têm como fonte os textos publicados pelo Jornal do Commercio na época. Foram reeditados e serão liberados dia a dia no especial obedecendo as datas das edições como se 87 fosse agora. Acompanhe a cobertura aqui e no twitter @rafa_de_leao. PST!