Jogo

Ganhou mas perdeu

Sport derrubou liminar que impedia jogo, mas foi derrotado em campo
COMPARTILHE

O Sport conseguiu na Justiça Federal derrubar a decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD),  concedida ao Bangu, que cancelava a primeira partida da final do módulo amarelo do Brasileiro, contra o Guarani, hoje, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

Mas a vitória política no extracampo, inclusive com pressão do ex-governador Gustavo Krause, foi o único motivo que o Sport teve para comemorar. Dentro de campo, o Leão acabou derrotado pelos paulistas por 2×0 e agora tem que vencer em casa para forçar a decisão por pênaltis.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a cancelar as passagens concedidas aos pernambucanos para a viagem a Campinas. Mas o presidente do clube, Homero Lacerda, bancou os bilhetes do próprio bolso para levar a delegação ao interior paulista, certo de que a liminar cairia.

“Fico impressionado como é que os clubes do módulo amarelo conseguiram até agora vencer um poder que está acima das forças deles. É algo de estarrecer. Portanto, a luta não é só do Sport. É contra a discriminação”, avaliou Krause, que acionou o senador Marco Maciel para interceder junto à CBF.

A opinião formada na Ilha é que a manobra do STJD foi realizada em acordo com a CBF para tumultuar o módulo amarelo e impedir o cruzamento de Sport e Guarani no quadrangular final com os dois melhores do módulo verde, a partir de janeiro. “Não se pode confiar na camarilha que existe na CBF”, comentou o vice de futebol do clube, Severino Otávio.

O pedido de impugnação da partida foi realizado pelo Bangu por causa das agressões sofridas pela delegação no Recife antes e durante o segundo jogo das semifinais do módulo amarelo. O Sport venceu por 3×1 e se classificou para a decisão, já garantindo presença também no cruzamento final.

No jogo

Em campo, a avaliação é que desempenho do Sport na derrota por 2×0 em Campinas foi o pior jogo do time em todo o Brasileiro até agora. “Não vamos voltar a jogar tão abaixo do nosso futebol na partida da volta”, comentou o ponta Robertinho.

Os dois gols foram marcados por Evair, aos 12 e aos 21 minutos do primeiro tempo. O atacante do Guarani é o atual artilheiro da competição.

Mascote Rafa
Rafa (@rafa_de_leao)

Alô, turma da fuzarca! Bem-vindos a 1987. Sou Rafa, jornalista e rubro-negro. Minha missão aqui do passado é relatar em "tempo real", pra vocês que estão 30 anos na frente, a saga do Sport rumo ao título mais comemorado em linha reta da história do futebol. Viverei aqueles seis meses que terminaram em fevereiro de 1988 com Carnaval na Ilha do Retiro e taça das bolinhas na mão. As notícias, fotos e depoimentos são reais e têm como fonte os textos publicados pelo Jornal do Commercio na época. Foram reeditados e serão liberados dia a dia no especial obedecendo as datas das edições como se 87 fosse agora. Acompanhe a cobertura aqui e no twitter @rafa_de_leao. PST!