Notícia

A dívida de seu Abdias

O prefeito Jarbas Vasconcelos determinou o pagamento da dívida do Recife com o Sport
COMPARTILHE

Mais de três décadas. Esse foi o período que a Prefeitura do Recife demorou para reconhecer que tem uma dívida histórica com o Sport relacionada à construção da Avenida Abdias de Carvalho, ligando a área central à zona oeste do Recife. E, hoje, prometeu cumprir o acordo a partir de janeiro do ano que vem.

A obra a ser realizada pela prefeitura consiste na pavimentação externa do estádio da Ilha do Retiro e na melhoria de outros setores da estrutura física do clube, dando uma cara nova a todo o parque olímpico. De acordo com o vice-presidente do Sport, Luciano Bivar, o orçamento é de Cz$ 60 milhões.

O acordo foi firmado ainda em 1952 e foi ratificado na lei municipal 2.853, de 22 de abril de 1954. Pelos termos, o Sport cedeu parte do seu patrimônio, equivalente a 13,6 mil metros quadrados, que permitiu a construção da Abdias de Carvalho.

Cabia à prefeitura pavimentar a área interna esquerda do clube, limitada pelo canal, construir muros divisórios de setores, um parque infantil, concluir a pavimentação do acesso ao estádio e dos passeios de circulação.

Com a decisão do prefeito Jarbas Vasconcelos (PMDB) de pagar a dívida, o presidente da Empresa de Obras, Edrise Aires, explicou que o trabalho será feito por etapas. “Vamos iniciar os estudos para o projeto e, como disse o prefeito, se ficar com tudo pronto, iremos iniciar os trabalhos em janeiro”, avaliou Edrise Aires.

O presidente do Sport comemorou e disse que se trata da recuperação de parte do patrimônio do clube. “Foi com justiça e equilíbrio que o prefeito decidiu atender ao Sport. Só temos mesmo de comemorar e reconhecer que teremos a Ilha do Retiro muito mais bonita e organizada”.

Classificado

No campo, o Sport já está nas semifinais do módulo amarelo por ter vencido o primeiro turno do grupo D. Joga o segundo turno para, se vencer, levar vantagem no mata-mata. O outro já classificado, vencendo o primeiro turno do grupo C foi o Atlético-PR.

Amanhã, os rubro-negros entram em campo para enfrentar o Bangu, em Moça Bonita, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada do returno. Com receio de manobras do presidente adversário, o bicheiro Castor de Andrade, a diretoria do Sport viajou com todos os componentes para o jogo.

Mascote Rafa
Rafa (@rafa_de_leao)

Alô, turma da fuzarca! Bem-vindos a 1987. Sou Rafa, jornalista e rubro-negro. Minha missão aqui do passado é relatar em "tempo real", pra vocês que estão 30 anos na frente, a saga do Sport rumo ao título mais comemorado em linha reta da história do futebol. Viverei aqueles seis meses que terminaram em fevereiro de 1988 com Carnaval na Ilha do Retiro e taça das bolinhas na mão. As notícias, fotos e depoimentos são reais e têm como fonte os textos publicados pelo Jornal do Commercio na época. Foram reeditados e serão liberados dia a dia no especial obedecendo as datas das edições como se 87 fosse agora. Acompanhe a cobertura aqui e no twitter @rafa_de_leao. PST!