Notícia

Aula do professor: tática + força física x talento = Sport

Leão implanta conceitos modernos de futebol no time do Sport
COMPARTILHE

Técnico profissional há apenas nove jogos, Leão já deu mostras que não vem para ser mais um. Aliás, o desempenho do Sport no primeiro turno do módulo amarelo mostrou que o treinador está trazendo inclusive ideias novas para o futebol nacional, invertendo a lógica vigente no País.

Formado em Educação Física, o comandante fez uma aposta forte no preparo físico dos jogadores e em muito trabalho tático. Com o conjunto azeitado, fez com que os talentos aparecessem na hora certa, enquanto a maioria dos comandantes do mercado mantém a máxima de que o talento vem em primeiro lugar.

Com respaldo da direção, deu autonomia para que os preparadores físicos Geceraldo Siqueira e Inaldo Alves pudessem deixar os atletas na posta dos cascos. Depois, Leão entrou com trabalho táticos intensos. O time mostrou evolução no conjunto a cada jogo que passou.

Seu antecessor, Ernesto Guedes, parecia defasado quando deixou a Ilha. “Leão disputou quatro copas. Além disso, é formado em Educação Física. Por isso tem a condição de dar aos jogadores a tranquilidade que precisam para trabalhar”, disse Inaldo Alves.

Na Ilha, os trabalhos também foram prolongados, chegando a alcançar seis horas quando há dois expedientes. “Um esquema profundamente profissional. E que os atletas estão encarando com naturalidade”, seguiu Inaldo.

A repetição das jogadas também é um dos pilares. “Ele não cansa de repetir, até mesmo um simples cruzamento. Isso é correto porque, às vezes, os jogadores erram em demasia uma cobrança de escanteio. Unimos os fundamentos do futebol, a preparação técnica e tática ao aprimoramento físico”, completou Inaldo.

Por fim, o próprio Leão, sem modéstia, comenta um pouco do seu pensamento. “Definimos um programa e estamos trabalhando intensamente em cima das nossas ideias. Não há segredos para o sucesso inicial do Sport no Brasileiro. Basta se ter seriedade e saber lidar com as pessoas. Afinal o jogador também é um ser humano”.

JOGO

Após se classificar para as semifinais do módulo amarelo vencendo o primeiro turno no grupo D, o Sport só estreia no returno no dia 25, de acordo com informação extraoficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Mascote Rafa
Rafa (@rafa_de_leao)

Alô, turma da fuzarca! Bem-vindos a 1987. Sou Rafa, jornalista e rubro-negro. Minha missão aqui do passado é relatar em "tempo real", pra vocês que estão 30 anos na frente, a saga do Sport rumo ao título mais comemorado em linha reta da história do futebol. Viverei aqueles seis meses que terminaram em fevereiro de 1988 com Carnaval na Ilha do Retiro e taça das bolinhas na mão. As notícias, fotos e depoimentos são reais e têm como fonte os textos publicados pelo Jornal do Commercio na época. Foram reeditados e serão liberados dia a dia no especial obedecendo as datas das edições como se 87 fosse agora. Acompanhe a cobertura aqui e no twitter @rafa_de_leao. PST!