TEXTOS: BRUNO VINÍCIUS E LUANE FERRAZ
FOTOS: LEO MOTTA/JC IMAGEM

Sozinhas somos muitas

Uma palavra se repete na vida dela: sozinha. Porque estava sozinha na gravidez. Sozinha na hora do parto. Sozinha nas primeiras noites de choro. Sozinha nos primeiros passos. Sozinha no registro civil. Sozinha na educação. Sozinha. Milhões de mulheres brasileiras têm o desafio de criar seus filhos sozinhas, porque não há presença do pai. Sozinhas, porque não existe apoio familiar. Sozinhas, porque não há políticas de Estado. Sozinhas, porque não têm suporte do mercado de trabalho. Este especial busca contar a história de algumas delas e quais os impactos sociais, econômicos e emocionais em suas vidas. Essa realidade é contada através dos olhares de Sandra, Paty, Isis, Brenda, Mariana, Hayanna, Nimba, Patrícia, Ludmilla, Marli e Virginia.

De idades e classes sociais distintas, a história de cada uma delas percorre caminhos diferentes. São lutas por reafirmação em espaços distintos, mas todas esbarram no mesmo destino: as ausências. Ausências que estão presentes na vida de 11,6 milhões de brasileiras, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - com base em dados de 2015, mas apenas divulgados em 2017. Com isto, elas formam o segundo maior arranjo familiar do país, representando 26,8% dos núcleos familiares compostos por filhos. Apesar deste número ter caído 1,8% na representatividade nos últimos 10 anos, houve um acréscimo de 1 milhão de mães solo.

Relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que em 2013 o número de crianças sem o nome do pai no cadastro das escolas brasileiras chegava a 5,5 milhões. Filhos e filhas reconhecidos apenas pela mãe. Os números - os mais atualizados - fazem parte do estudo mais complexo sobre o assunto no País.

Expediente

Publicado em 10 de março de 2019

Diretoria

Laurindo Ferreira
Diretor de Redação do Jornal do Commercio

Maria Luiza Borges
Diretora de Conteúdos Digitais do SJCC

Beatriz Ivo
Diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal

Edição

Betânia Santana

Ciara Carvalho

Reportagem

Bruno Vinícius

Luane Ferraz

JC Imagem

Arnaldo Carvalho
Editor Executivo

Leo Motta
Fotógrafo

Alexandre Lopes
Edição de imagem

Danilo Souto Maior
Editor de vídeo

Design

Karla Tenório
Editor Assistente de Artes

Moisés Falcão
Coordenador de Design Digital

George Oliveira
Design

Bruno de Carvalho
Front-End