Jovens participam de workshop e produzem vídeo da campanha

Aproveitar o olhar da própria juventude para fazer um vídeo em comemoração aos 10 anos do IJCPM e, assim, ir muito além de uma campanha institucional. Esse foi o caminho escolhido pela agência Casa Comunicação para desenvolver um conteúdo que refletisse o trabalho realizado pelo Instituto nas comunidades do Pina e de Brasília Teimosa. Como o IJCPM é instituição de formação de jovens, a Casa elaborou um workshop de audiovisual, envolvendo os jovens na concepção e produção das próprias peças.

A partir do conceito “O valor do acreditar”, foi aberta uma seleção para que 12 jovens pudessem participar das aulas com profissionais da Casa Comunicação e parceiros da área de produção com longa experiência nos mercados local e nacional.

Para conduzir esses workshops e fazer a direção geral, foi chamado o diretor Pio Figueirôa, pernambucano que hoje atua no mercado de São Paulo, produzindo fotos e dirigindo filmes para TV, cinema e publicidade. Outros seis profissionais participaram como monitores dos alunos, oferecendo pequenos cursos sobre roteiro, direção de arte, fotografia, produção, direção, sonorização e edição. Entre eles, os próprios profissionais da agência e também alguns dos criadores do projeto como Ricardo Rique e Kleber de Brito.

Ao longo de pouco mais de 15 dias, todos tiveram noções básicas para elaborar roteiro, captar imagens, fazer entrevistas e participar da edição de 2 minidocumentários sobre personagens escolhidos por eles mesmos na própria comunidade onde moram e no Instituto.

Além dos minidocs, também foi criado um vídeo institucional com o manifesto que promove o conceito “Acreditar e fazer acreditar transforma a vida das pessoas”. Essa mensagem de forte carga emotiva e tom bastante positivo foi escolhida após a análise de diversas pesquisas recentes que constatam a descrença das pessoas nas instituições no mundo inteiro. A ideia é incentivar a todos que identifiquem e acreditem no potencial dos jovens e na capacidade deles de transformarem a sua própria realidade e a do País. Dessa forma, a campanha é também uma espécie de homenagem a quem acreditou, incentivou e apoiou muitos dos alunos que hoje frequentam ou frequentaram o Instituto.

Dois mini documentários

Duas grandes histórias

Além da execução do manifesto sobre o posicionamento do Instituto JCPM, os jovens que participaram do workshop se dividiram em dois times e elegeram pessoas da comunidade que são referência de vida para eles para retratar o cotidiano de cada um através de um minidocumentário. Conheça um pouco duas histórias de vida que são exemplo de determinação e superação de obstáculos.


 


 


Expediente

26 de novembro de 2017

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