O time das multinacionais


Por Mariana Mesquita

Substituição da marca Nordeste por Prosegur é visível pela nova identidade visual da frota [foto: Divulgação]


Racionalizar as operações e otimizar o acesso a novos mercados consumidores são alguns dos motivos que levam à estratégia de aquisição de empresas e marcas. Este é um fenômeno cada vez mais comum em todo o mundo, e duas das premiadas no JC Recall deste ano estão passando por este processo: a transportadora Rapidão Cometa foi adquirida pela americana FedEx, e a Nordeste Segurança de Valores foi comprada pela espanhola Prosegur, ambas com atuação multinacional. Assim, apesar do bom posicionamento das marcas locais, as duas devem ser retiradas do mercado, quando o processo de integração for concluído.

“Ficamos muito felizes com mais essa demonstração de consideração dos pernambucanos para com a Rapidão Cometa. Acreditamos que o prêmio conquistado se deve, sobretudo, ao excelente trabalho realizado pela empresa ao longo de seus 71 anos de história. Demonstrações como essa nos dão a certeza de termos feito a escolha certa ao adquirirmos a empresa no ano passado”, afirma Carolina Morandini, assessora de imprensa da FedEx no Brasil.

Devido à aquisição, nenhuma ação extra de marketing está sendo realizada no que diz respeito à marca. A Rapidão Cometa era uma das maiores empresas de transporte e logística do Brasil, atuando em todos os Estados do País e contando com uma frota de 770 veículos e cerca de 17 mil clientes. A aquisição integra as ações de expansão da FedEx na América Latina.

Num processo semelhante, a marca Nordeste, aos poucos, está deixando de ser utilizada, atendendo às necessidades e determinações legais, segundo explica Fernanda Picone, analista de comunicação da Prosegur. “A mudança é obrigatória, pois a legislação que rege a atividade de segurança privada exige a modificação gradativa da marca, quando uma empresa incorpora outra e passa a atuar na região”, esclarece. Fernanda detalha que a substituição da marca Nordeste pela Prosegur já pode ser vista nas ruas com a modificação da apresentação visual da frota de carros-fortes, uniformes dos vigilantes e na fachada das bases operacionais da empresa.

“No primeiro semestre realizamos nossa primeira campanha institucional com as duas marcas assinando juntas. A grande mudança que ficou muito perceptível nas peças publicitárias é a presença forte da cor amarela, uma das principais características da Prosegur”, destaca a analista de comunicação. Entre as ações de marketing da empresa, a Nordeste/Prosegur apoiou a realização da Corrida das Pontes, no início de 2013, e está em fase de definição das ações voltadas para os incentivos ao esporte, mas não especificamente para a Copa.

Hi oferece serviços exclusivos e personalizados [foto: Flora Pimentel/JC Imagem]


Marketing da malhação

Pela primeira vez, o JC Recall destaca as academias de ginástica, premiando a Hi Academia. Fundada em 2004, a Hi conta com dez unidades espalhadas em Pernambuco e na Paraíba. “A qualidade dos serviços prestados são a base para o sucesso da Hi e a presença da marca em vários bairros da cidade, juntamente com a constante inovação, têm feito com que a marca fique presente na mente do público”, afirma a assessora de marketing Larissa Thaís.

Ao longo de seus dez anos de existência, a academia vem se tornando uma referência nesse segmento de mercado, oferecendo serviços exclusivos e atendimento personalizado a seus alunos. “Nosso conceito é fortalecer a ideia de que ser cliente da Hi é optar por uma vida melhor, através da ajuda de profissionais competentes e de um excelente ambiente de convívio”, detalha Larissa. A empresa tem investido no marketing esportivo e, embora não tenha nenhuma ação voltada especificamente para a Copa do Mundo, a Hi tem estruturado diversos projetos internos.

Uma dessas iniciativas é a Hi Bikers, realizada em parceria com o grupo de ciclistas Ciclo Adventure. A ideia é levar os alunos a fazerem passeios pela cidade, no mínimo duas vezes por semana, tendo como ponto de partida o Parque da Jaqueira. Outro projeto, o Hi Cooper, junta corrida e caminhada, e está presente nos principais eventos de corrida da cidade, a exemplo do Circuito das Cores (promovido pela Adidas) e a corrida internacional Color Run.

Outros projetos têm a marca da socialização (caso do Hi Soccer, onde os alunos se juntam para jogar futebol de salão ou de campo) e o Hi Gold, programa de cuidado multidisciplinar e atendimento especializado para grupos especiais, como hipertensos, obesos, cardíacos, diabéticos, depressivos crônicos, gestantes, idosos, esquizofrênicos, cadeirantes e outras pessoas com necessidades especiais que demandem orientação exclusiva.

A Hi tem se colocado presente também no dia a dia de pessoas que não são usuárias diretas da academia, em ações como uma parceria com a Prefeitura do Recife. A iniciativa foi realizada em outubro passado, quando a Hi promoveu um aulão de dança durante o evento Recife Antigo de Coração, oferecendo também café da manhã, água e bebida energética para os que passaram pelo local.


Agências
HI – MV2
Nordeste – Gruponove
Rapidão Cometa – VML