Apelo de vida saudável


Por Júlia Veras

Hospital Português divulga em anúncios aquisição de novas tecnologias [foto: Divulgação]


Qualidade de vida e investimento em tecnologia são os valores mais trabalhados pelas empresas do setor de saúde e estética. Para conquistar o público elas preferem manter a constância da sua imagem na mídia a empreender campanhas de grande impacto. Também apostam na atual tendência de um estilo de vida mais saudável. Para isso, os grupos se vinculam a eventos como corridas, pedaladas e campeonatos de natação, garantindo atenção de uma fatia de mercado que cresce a cada dia.

O Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos, que já está em sua quarta edição, cumpre exatamente a função de aliar a marca à promoção da saúde, como explica Aline Loureiro, gerente de marketing da farmácia vencedora do Recall 2013. A ação já passou por capitais como Recife, São Paulo e Salvador. Com parte da renda das inscrições são feitas doações a instituições que realizam trabalhos sociais. “Ao todo, mais de 75 mil pessoas foram beneficiadas em várias cidades do Brasil”, informa Aline.

Com mais 650 unidades espalhadas pelo País, a Pague Menos aposta em uma comunicação unificada. Mas, acreditando no poder da regionalização, a empresa disponibiliza uma verba especial para que cada unidade customize as peças de publicidade de acordo com o calendário da comunidade onde está inserida.

Mais lembrado na categoria laboratório de análises clínicas, o Cerpe também promove ações relacionadas ao incentivo a uma vida saudável, sendo a principal delas o Circuito Cerpe, que consiste em uma série de eventos em parques e ciclovias, levando ao público serviços como medição de pressão e glicose, recreação infantil e atividades físicas coordenadas por professores.

“Buscamos uma aproximação cada vez maior com as pessoas, tanto na forma de divulgação da nossa marca, como nos serviços. São bons exemplos disso a coleta domiciliar e o acesso a resultados pela internet. Para 2014, quando comemoraremos 45 anos, já estamos planejando algumas novidades”, explica o responsável pela gestão de marketing dos laboratórios, Alexandre Cifalli. Além de divulgação de campanhas em mídias tradicionais, as redes sociais, lançadas recentemente, já são um forte canal de divulgação de conteúdo voltado a saúde, bem-estar e prevenção de doenças.

Mesmo atuando em um segmento que atravessa um momento conturbado, a Unimed Recife, mais lembrada na categoria plano de saúde, garantiu seu espaço na lembrança do público com um planejamento de marketing simples e contínuo. O apoio a campeonatos de natação e corridas é uma das formas encontradas pelo grupo para associar a empresa a atividades que estimulam a qualidade de vida do consumidor. Quanto à Copa, a marca segue pesquisando a melhor forma de torcer pelo Brasil.

Assuero Gomes, assessor de comunicação, explica que a Unimed faz uso dos mais variados meios de comunicação, com foco em datas marcantes como Dia do Médico, Dia das Crianças ou campanhas do Ministério da Saúde. Agora, o próximo passo é instituir um trabalho com as mídias sociais. “Apesar do panorama nacional, crescemos 26% neste ano. Colhemos frutos dos nossos investimentos, como o Hospital 3, localizado na Ilha do Leite, o mais moderno do Norte e Nordeste, que completou dois anos de existência e prima pela tecnologia e sustentabilidade”, ressalta.

Na mesma linha segue o grupo Boris Berenstein, destaque como raio-X e diagnóstico por imagem. “Observando nosso marketing nesses 25 anos, vemos que não há registro de uma campanha publicitária intensa, e sim de esforços menores, porém, contínuos. Entre eles, está o apoio a eventos esportivos, patrocinados ao longo do ano”, explica Boris.

Consequentemente, em 2014, o laboratório deve aproveitar o clima do Campeonato Mundial para evidenciar esse expediente. “Mas, temos um longo caminho para definir essa estratégia, especialmente no que diz respeito a nossa capacidade de investimento nessa área”, pontua Boris. Do ano passado para cá, a empresa aplicou cerca de R$ 9 milhões na ampliação da unidade do Cabo de Santo Agostinho e inauguração da clínica em Arcoverde. Feitos os prognósticos, o grupo estima que fechará o ano com um crescimento de 15%.

Trilhar o caminho de uma propaganda mais informativa é uma das características do marketing do Hospital Português, mais lembrado no setor de hospital particular. A equipe responsável pela publicidade da marca procura comunicar cada nova tecnologia adquirida, ou ainda, convidar os pernambucanos a cuidar da saúde por meio da notificação de datas comemorativas. “Estamos constantemente mudando para acompanhar as novidades da medicina, e isso precisa ser anunciado de forma eficiente. É essa interação que buscamos em cada um dos nossos empreendimentos publicitários”, diz a diretora de comunicação, Laura Areias, que explica que as campanhas criadas para a unidade de saúde são principalmente veiculadas em rádio, TV e jornal.

O apelo ao cuidado com o corpo e a beleza é o mais eficiente link da Pharmapele com seus clientes. Para isso, nada melhor do que promover ações nas grandes academias da cidade e patrocinar corridas de rua. Dessa forma, a farmácia de manipulação com o melhor desempenho no Recall em 2013 garante visibilidade aos seus nutricosméticos e seu mix de produtos voltados para a nutrição esportiva. Os suplementos alimentares produzidos pela empresa prometem corpo, cabelo, pele e unhas mais saudáveis e bonitos de dentro para fora, e são algumas das apostas para o futuro.

Agora, a farmácia parte para um novo desafio no seu segmento. Uma vez que já está ancorado no setor de manipulação, o grupo irá agregar o conceito da marca também à linha de dermocosméticos. “É por isso que além da comunicação externa, as nossas lojas também estão mudando. A unidade do RioMar, por exemplo, é um bom exemplo do que vem por aí. Pontos de venda mais modernos, mais ligados ao conceito de experimentação e valorização do contato mais próximo entre os clientes e os produtos”, explica Mariana Saldanha, gerente de marketing da Pharmapele.


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