Experiência que marca


Por Júlia Veras

Lançamentos da Moura Dubeux chegarão a um Valor Geral de Vendas de R$ 1,3 bilhão [foto: Divulgação]


Itens de luxo como espaço VIP climatizado, com assentos especiais e acesso prioritário são alguns dos mimos oferecidos pelas empresas que locam um camarote na Arena Pernambuco para realizar ações de relacionamento com seus clientes. A procura é grande: das 104 unidades disponíveis, pelo menos 50% são reservadas permanentemente, e, em dias de jogos especiais ou clássicos, a ocupação chega a 100%. Os dados mostram o impacto da estratégia, que fideliza o consumidor por meio da oferta de experiências exclusivas.

A Poty e a Moura Dubeux são dois bons exemplos de marcas vencedoras que pretendem convidar clientes especiais e colaboradores para assistir aos jogos do Mundial, seja na Arena ou em lugares exclusivos para recebê-los. A Poty, marca de cimento mais citada na pesquisa do JC Recall, entende bem do assunto, já que faz ações semelhantes no estádio do Santa Cruz. Há quatro anos, ela aliou a sua imagem ao time tricolor, que arrasta multidões em Pernambuco. “Sem dúvida, o futebol tem sido uma parceria muito bem-sucedida. Além da propaganda em campo, ainda fazemos algumas promoções, levando colaboradores ao Arruda”, pontua a gerente comercial da regional Nordeste, Andrea Lorenzetti. Quanto à Copa, ela não informa detalhes. “Ainda estamos organizando as ideias”, justifica.

Outros destaques na área de construção, o Armazém Coral, a Ferreira Costa e a Paulo Miranda também pretendem elaborar estratégias de marketing e ações de publicidade tendo por mote a Copa do Mundo. Como os projetos ainda estão em fase de pesquisa e preparação, eles preferem fazer surpresa para o público. O diretor comercial do Armazém Coral, melhor recall no quesito loja de material de construção, Domingos Moreira Filho, confirma que a instituição deve fazer um misto de campanha publicitária e distribuição de brindes para atrair o consumidor durante o campeonato.

A Copa e o aniversário de 130 anos serão os motes da Ferreira Costa (campeã do Recall na categoria home center), para aquecer suas campanhas no ano que vem. O gerente de trade marketing da empresa, Alexandre Fernandes, faz segredo sobre os detalhes, mas garante que 2014 será de comemoração. “Claro que já estamos pensando em todas as estratégias, inclusive algumas ideias para desenvolver o gancho da Copa”, admite.

Com mais 30 anos no mercado, a Paulo Miranda foi a imobiliária mais citada no Recall 2013. “Para o evento, teremos várias iniciativas, inclusive no que tange à capacitação dos nossos profissionais”, explica a diretora administrativa, Renata Miranda, que ressalta a expansão da atuação da Paulo Miranda para novas áreas urbanas, como por exemplo, o entorno do RioMar Shopping e do Cais José Estelita. “Também apresentamos um aumento nos negócios nas cidades do interior de Pernambuco, sobretudo no Agreste, como Caruaru, Bezerros e Gravatá. Por isso, temos nos focado em anúncios de lançamento, campanhas e ações via mídias digitais, além de programas de incentivo e marketing interno com os nossos colaboradores”, acrescenta Renata Miranda.

INTERNET
Enquanto julho não chega, o Armazém Coral pulveriza suas estratégias entre rádio, jornal e TV, e colhe os frutos de um bom trabalho nas redes sociais. “É um termômetro. Por meio das redes, divulgamos nossas ofertas, recebemos sugestões. O feedback do público é imediato”, argumenta.

Quem também colhe bons frutos da interatividade da web é a Moura Dubeux, que este ano entrou nas redes sociais. Desde a criação da sua fanpage, em agosto deste ano, a média de engajamento tem sido de dez mil pessoas por mês. “Atualmente, já estamos com 24 mil curtidores. Foi uma grata surpresa. Passamos um ano planejando cuidadosamente as nossas mídias sociais, que é composta por Facebook, Google Plus e Pinterest, e o resultado tem sido muito bom”, conta o gerente de marketing, Bruno Perreli.

Para Alexandre Fernandes, da Ferreira Costa, a grande vantagem do uso das redes é estabelecer uma ponte com todas as categorias que compõem a sua clientela, que vai das classes A à E – profissionais do ramo da construção, decoradores, arquitetos, casais com listas de casamento ou pessoas que estão realizando sonho de construir a casa própria. Para chegar até cada um deles, as palavras de ordem são diversificação e atendimento personalizado em loja.

“Desde o facebook, uma das nossas principais apostas no momento, passando por televendas, comerciais em TV, envio de SMS, até postagens nas redes sociais para atrair o público mais jovem, usamos todas as ferramentas para nos aproximarmos do cliente”, enumera Alexandre. Para ampliar seu alcance, a Ferreira Costa inaugurou, no ano passado, sua terceira loja no Estado. Localizada na Tamarineira, Zona Norte do Recife, é um dos maiores home centers do Brasil, com mais de 17 mil metros quadrados.

Além das mídias tradicionais, a construtora Moura Dubeux não abre mão de fazer de cada uma das suas obras uma propaganda. “Projetamos nossos tapumes para que eles se comuniquem com os nosso clientes e vendam a nossa marca”. A Companhia, que completou 30 anos em 2013, comemora o início das suas operações em João Pessoa, na Paraíba, se consolidando como a mais importante construtora e incorporadora do Nordeste, onde já está presente em cinco Estados – Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. A empresa também festeja boas perspectivas para 2014 na comercialização dos imóveis. No ano que vem, os lançamentos da Moura Dubeux chegarão a um Valor Geral de Vendas de R$ 1,3 bilhão.

Produto do Grupo Votorantim, a Poty mira as suas estratégias de marketing nas ações de divulgação que vão diretamente ao cliente, como capacitações para varejistas. “Fizemos uma reestruturação do nosso marketing recentemente, e procuramos nos aproximar do nosso cliente e do consumidor final. Hoje o nosso foco é o ponto de vendas”, afirmou Andrea. Com isso, a marca consegue fidelizar profissionais da construção, consumidores finais e comerciantes. Para se ter uma ideia, somente em Pernambuco, mais de três mil profissionais passaram pelas atividades promovidas pela Poty.


Agências
Moura Dubeux – Arcos
Poty – Sem agência
Armazém Coral – HSM
Ferreira Costa – Ampla
Paulo Miranda – Múltipla